domingo, 13 de janeiro de 2013

Menos Stress

Você já deve ter ouvido falar que dá para programar a mente para ter maior qualidade de sono e até emagrecer. Sam Wang, professor adjunto de neurociência e biologia, e Sandra Aamodt, editora-chefe da principal revista cientifica sobre o assunto, explicam no livro Bem-Vindo ao Seu Cérebro (Cultrix) como ensinar os neurônios a se livrar da tensão.

Foto: ofertairresistivel.com.br



reavaliar as emoções dependendo da forma como você encara uma situação, o cérebro pode modificar o jeito de processar as emoções. Por exemplo: se o gato chega atrasado ao encontro, sua reação é ficar irritadíssima? Ou compreensiva, pensando que deve ter acontecido algo? Olhar cada questão por um angulo mais positivo ajuda seu corpo a não estressar.

tirar proveito da ansiedade segundo os autores, ela pode livrá-la de situações de perigo e motivá-la a adotar atitudes positivas. Segundo os autores, emoções que causam mal-estar muitas vezes levam a comportamentos favoráveis  como terminar um trabalho antes da hora por receio de descumprir o prazo e sair mais cedo de casa para não se atrasar.

Foto: nickmartins.com.br
Usamos o cérebro em todos os momentos da nossa vida, e somente umas poucas pessoas têm idéia de como ele funciona. Muito do que pensamos saber a respeito dele vem da cultura popular: que usamos somente 10% do nosso cérebro ou que beber mata suas células. Cientistas provaram que essas e outras crenças sobre o cérebro estão erradas. Mais surpreendente ainda é que o que os cientistas têm descoberto sobre esse órgão complexo é praticamente desconhecido fora dos seus laboratórios.

Foto: apendcity.com
Dois proeminentes neurocientistas explicam agora as pesquisas que estão por trás das questões que são vistas nas manchetes ou debatidas nas reuniões sociais. Ouvir Mozart realmente faz com que o seu bebê fique mais inteligente? Os homens são melhores em matemática do que as mulheres? Estudar na véspera da prova ajuda você a se preparar para ela? Cada capítulo deste livro fascinante está repleto de fatos divertidos e surpreendentes. Você sabe por que camundongos não gostam de Coca-Cola diet? Ou que menos de 5% dos mamíferos são monogâmicos?

Foto: sabetudo.net
Finalmente, Bem-vindo ao seu Cérebro é também um guia útil para você cuidar do seu próprio cérebro. Estas páginas vão revelar a você como lidar com o jet lag, quando se preocupar com a possibilidade de um derrame e como manter seu cérebro saudável à medida que envelhece. Sandra Aamodt e Sam Wang mostram não só como seu cérebro funciona, mas como você pode fazer com que ele funcione melhor.

Com uma linguagem acessível e espirituosa, brilhantes ilustrações e dicas práticas e divertidas, Bem-vindo ao Seu Cérebro é o guia perfeito para qualquer ser pensante.

Fonte: 
Revista Nova Março 2009 Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário